segunda-feira, 8 de maio de 2017

Artista reúne 125 mil tampinhas de garrafa para conscientizar crianças sobre reciclagem

Uma 'onda' feita com 125 mil tampinhas de diferentes tipos de garrafa (75 mil para a base e 50 mil para a onda) estará exposta a partir de quarta-feira, 30 de setembro, na Usina do Gasômetro, um dos principais cartões-postais de Porto Alegre. Trata-se do projeto Tampart, idealizado pelo artista Ubiratan Fernandes e que contou com auxílio de crianças das escolas participantes e voluntários.


"O objetivo era fazer as crianças entenderem que estavam trabalhando com uma matéria-prima de valor, não com lixo".





A ideia ganhou corpo em viagem ao Uruguai, quando o artista se deu conta da quantidade absurda de lixo encontrado nas praias. Por isso a relação com o mar, puxando para a conscientização em relação ao perigo que isso representa para o ecossistema.

Estar conectado às redes sociais foi importantíssimo para o sucesso do projeto, que atraiu atenção internacional: "Recebemos tampinhas dos Estados Unidos, da Itália, da Espanha, da Inglaterra, da Argentina, do Uruguai, do México, do Canadá, tudo por causa da divulgação no Facebook e no Instagram", relatou.


A partir de outubro, serão ministradas oficinas a crianças de escolas municipais e particulares. Ao manter a ideia de sustentabilidade e reciclagem, serão disponibilizadas chapas de metal e tampinhas imantadas de diversas cores, para a criança montar seu desenho – sem levar a escultura para casa: "Ela chega, faz a arte dela, tira uma foto e fica registrada a imagem virtual, que poderá ser impressa e usada pela escola para fazer uma exposição."

Esta matéria foi copiada do Site: www.ecodesenvolvimento.org